O networking é uma peça-chave na gestão e acompanhamento de carreira profissional porque expande o seu círculo de influência.
Se procura um meio para fazer descolar a sua carreira, investir no networking pode abrir muitas portas e novas oportunidades.
No entanto, nutrir relações profissionais é um processo que exige tempo e conhecimento. Não acontece no imediato, é necessário algum planeamento e estratégia.
A orientação por profissionais especializados em RH, acelera e potencia a construção destas redes profissionais tão valiosas.
Os principais entraves ao networking e como resolver
Quantas vezes já pensou que precisa de conhecer mais pessoas ou que as suas competências ainda estão por descobrir?
Mostrar-se ao mundo empresarial pode ser tão assustador quanto fazer uma apresentação pública.
Quando o processo de gestão da carreira profissional é feito de forma solitária, é comum surgirem dúvidas e sentimentos de incerteza, tais como:
- Qual a melhor forma para me apresentar?
- Será que tenho as capacidades de comunicação necessárias?
- Quais as ferramentas ou plataformas mais indicadas?
Porque não basta distribuir cartões de visita ou partilhar perfis no LinkedIn.
Estabelecer uma agenda de contactos é um processo, mas também uma competência - que pode ser estimulada, trabalhada e desenvolvida.
Impulsione o seu networking com os seguintes passos:
1. Invista no Contacto Pessoal
Na construção dos alicerces do networking é essencial frequentar eventos presenciais. Existem inúmeras plataformas online, tais como o Meetup, onde pode procurar encontros sobre a sua área profissional.
Identifique os profissionais que trabalham na empresa do seu interesse, os líderes de equipas ou colegas do setor.
Se deixar uma boa impressão, caso surja uma posição de emprego, podem lembrar-se de si, antes mesmo do anúncio ser publicado. É a referenciação no auge do seu potencial.
E faça tudo isto de uma forma honesta e transparente. Seja intencional, mas com moderação.
Se falar sobre si e o seu percurso é uma dificuldade, a gestão de carreiras com o Grupo Galileu pode ajudar.
2. Seja consistente no digital
Apareça de forma regular nas redes profissionais online, comente publicações de terceiros com opiniões construtivas e que promovam um debate saudável.
Quem leva a sério as plataformas digitais, sabe distinguir os participantes regulares e identificar, de forma muito célere e intuitiva, os profissionais interessados apenas numa oportunidade.
3. Oiça os outros de forma atenta
Antes de começar a falar, oiça o que os outros estão a dizer. É uma das características mais valorizadas no mundo dos negócios.
Para além disso, torna-se evidente quando alguém está, simplesmente, à espera que outro termine o seu raciocínio para debitar a sua opinião.
Assim, vai conseguir integrar a sua voz e perspetivas sobre o tema nas conversas de forma adequada.
4. Seja otimista e evite dizer mal
De certo conhece aquelas pessoas com um entusiasmo contagiante. É uma característica inata, mas que pode ser trabalhada.
Ter uma atitude positiva desperta o interesse e leva a que queiram saber mais sobre si.
Evite comentários negativos e depreciativos sobre o evento, a empresa ou colegas. Passará uma imagem pouco profissional e gera um sentimento de repulsa.
5. Acrescente valor
Estabeleça conversas onde possa partilhar conselhos sobre a área, dê o seu feedback honesto, seja autêntico.
Quando procurar ajudar os outros de forma sincera, deixa uma marca positiva. Quando a oportunidade surgir, podem devolver-lhe o favor.
6. Fale com pessoas e ignore os títulos
Se lhe disserem que terá a oportunidade para falar com o CEO da empresa dos seus sonhos, os níveis de ansiedade tendem a disparar. Vai querer fazer boa figura, mas para isso precisa de dominar as emoções.
Ao ignorar os títulos, consegue exprimir-se de forma mais natural, ficará mais descontraído e é neste estado mental que tendemos a ser genuínos.
A hierarquia e os títulos devem nortear os temas que vai falar e não a forma como expõe os pontos de vista.
7. Faça Follow-up
Follow-up é um passo essencial na gestão da sua carreira porque estabelece credibilidade e confirma que o encontro teve valor para si.
Envie um email com o link para um artigo que acrescenta informação ou reitera a sua posição sobre um tema que foi discutido.
Esta estratégia é válida tanto nos encontros offline, como em networking online.
Sente que precisa de ajuda no Acompanhamento da sua Carreira Profissional?
Networking é 50% arte e 50% ciência.
No Grupo Galileu, sabemos que existem profissionais mais introvertidos ou que precisam de ajuda a desenvolver certas skills.
O nosso serviço de gestão e acompanhamento de carreira profissional oferece-lhe coaching à medida e um plano com reais hipóteses de sucesso.