Se tem uma entrevista de emprego marcada está mais próximo de conseguir o lugar e deve aproveitar a oportunidade ao máximo.
É normal sentir algum nervosismo. A melhor forma para superar os receios é ganhar confiança através de uma boa preparação.
Veja como causar boa imagem - antes e após a reunião. Se cumprir os passos sugeridos de seguida, saberá ir ao encontro das expetativas do recrutador.
7 etapas para Preparar uma Entrevista de Emprego
1. Analise a posição em aberto
Tire algum tempo para analisar a proposta.
O anúncio de emprego é como um mapa com diferentes pistas. Seja um investigador e procure indícios sobre o que a empresa está à procura no candidato.
- Faça uma lista dos requisitos, competências, habilitações, características profissionais e pessoais do candidato ideal que a organização está a recrutar.
De seguida, é o momento de fazer uma introspeção.
2. Torne-se o match ideal
Crie um documento simples com as suas principais conquistas profissionais e, mais importante, que vão ao encontro dos requisitos do anúncio de emprego.
Podem ser:
- Experiências passadas;
- Certificações;
- Domínio de informática ou de um software em particular;
- Escolaridade obrigatória;
- Domínio de línguas.
Entre outros.
Isto vai ajudar a justificar a sua compatibilidade com o posto de trabalho durante a entrevista. O anúncio pede, você responde com provas – é a oportunidade perfeita para mostrar as suas realizações e a sua contribuição para o sucesso da empresa.
3. Procure informações sobre a empresa, área e negócio e indústria
Imagine uma entrevista antes da internet. Aí sim, era um verdadeiro desafio.
A pesquisa sobre a empresa é um ponto crítico na preparação para uma entrevista de emprego.
Hoje em dia, é fácil saber mais sobre a empresa, o seu percurso, os objetivos de negócio, a forma de comunicar e o estilo do ambiente de trabalho.
Analise:
- Website da empresa (página “Sobre Nós”);
- Redes sociais;
- Newsletter (subscreva se disponibilizarem);
- Notícias sobre a organização para estar a par dos mais recentes episódios na vida da empresa.
Para além de ser um ponto positivo na entrevista, mostrando o seu interesse, dá-lhe uma ideia da cultura da empresa e dos valores que norteiam a sua atividade – é uma forma de perceber também se a organização se adequa ao que procura.
4. Ensaie a entrevista de emprego
Passe de detetive a ator.
Como se imagina daqui a 5 anos? Se tivesse de identificar um defeito profissional, qual seria? Já todos ouvimos estas perguntas.
Por norma, o recrutador segue um guião durante a entrevista, logo, joga a seu favor:
- Pesquise e faça uma lista das perguntas mais comuns;
- Pratique as respostas com um familiar ou amigo.
Torne a simulação o mais real possível: entre na sala, simule o cumprimento, onde colocará os objetos que trouxe consigo, a linguagem corporal, como se vai sentar, entre outras coisas.
Os atletas de alta competição visualizam, vezes sem conta, o momento da partida ou de cruzar a linha da meta. Estas são algumas das técnicas de visualização durante os treinos e são muito úteis porque mimetizam a entrevista.
5. Prepare a sua imagem
Sabe que tem aquela camisa ou fato reservados para estas situações. Mas não confirma e no dia da entrevista, repara que não está em condições. Mais uma vez, a chave está na preparação.
Tenha um conjunto sempre pronto para entrevistas. É menos uma preocupação.
Independentemente do tipo de trabalho, a roupa deve estar limpa, cuidada e sem nódoas. Se for mulher, pondere também o tipo de maquilhagem e acessórios – ambos sem exageros.
6. Faça o percurso como se tivesse sido contratado
No email com a proposta para a entrevista, por norma, segue a morada da empresa. Nalguns casos, o recrutador partilha algumas indicações e dicas para que consiga, mais facilmente, encontrar o local.
É recomendado:
- Ir com tempo e contabilizar o tempo do percurso;
- Procurar locais de estacionamento e saber o tempo máximo de permanência.
Pode até fazer o trajeto com alguns dias de antecedência. Assim, no dia D já conhece a zona envolvente.
7. Incentive o diálogo durante a entrevista
Faça perguntas pertinentes e não deixe o recrutador falar durante 30 minutos sem interrupções. Uma entrevista de emprego não é um monólogo.
Se cumpriu os passos anteriores e estudou a posição e a empresa, vai conseguir questionar o recrutador de forma pertinente.
Em relação ao diálogo limite-se ao que foi perguntado e dê respostas claras e concisas. Falar muito pode ser entendido como uma expressão de ansiedade ou egocentrismo.
Procura ajuda na próxima entrevista de emprego?
Os recrutadores são profissionais especializados em recursos humanos. Uma das suas funções é recrutar candidatos que melhor correspondem ao posto de trabalho e à cultura das empresas.
O recrutador vai usar técnicas específicas e métodos para chegar a esta conclusão.
Se quer acelerar o processo de contratação e brilhar numa entrevista de emprego, considere investir no acompanhamento de carreira profissional.
Com o Grupo Galileu tem ao seu lado profissionais que também são recrutadores e conhecem o mercado.