Quando se trata da carreira profissional, uma mudança é bem mais do que encontrar um novo trabalho.
Uma mudança que implica deixar uma organização e procurar outra atividade profissional pode transformar-se num avanço, progresso ou evolução, mas também ser uma experiência desconfortante para os profissionais que não se prepararam para o mercado e que nunca pensaram num plano B.
O Outplacement é uma solução profissional desenvolvida com o objetivo de conduzir as empresas e os profissionais num processo de transição de carreira.
O Grupo Galileu RH, através da sua divisão operacional Bridge Outplacement Consulting, disponibiliza programas com o objetivo de reduzir o impacto negativo em processos de restruturação, fusão ou downsizing das organizações.
De que forma o Outplacement facilita a Transição de Carreira?
O recurso a um programa de Outplacement é útil e representa um trabalho profissional para conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas empresas.
Ao recorrer a um Consultor Profissional de Outplacement, a empresa atua de forma socialmente responsável e em sintonia com as novas exigências do mundo atual.
Para o colaborador dispensado, um programa de recolocação profissional representa um importante diferencial competitivo, capaz de minimizar os impactos do despedimento.
José Augusto Minarelli, guru e mentor da primeira empresa brasileira de Outplacement lembra que:
"Enquanto trabalham, muitos profissionais não se preparam para o mercado. Ocupados em exercer sua atividade, não se treinam para o processo de busca de emprego. Quando demitidos, parecem pássaros criados em cativeiro. Embora tenham asas e força não conseguem voar. Nesse momento precisam de orientação para decidir que rumo tomar, o que fazer e por onde começar.
Devem aprender a movimentar-se no mercado e se expor para conseguir uma nova posição ou iniciar um negócio próprio. Precisam, ainda, de estrutura logística: facilidades de um escritório, secretária, meios de comunicação e fontes de informação. Mesmo que involuntariamente, as empresas cultivam a dependência de seus profissionais. Por consequência, acabam se tornando responsáveis pela situação. Esse é o fundamento moral de uma política de apoio à continuidade de carreira.”
Tenha sempre em consideração de que pode negociar receber um programa de Outplacement, caso se depare com uma situação de dispensa no futuro, e isto pode acontecer até mesmo na negociação da sua contratação. Funciona como uma espécie de seguro para a transição de carreira.
Tulio Machado