O que é um Currículo Profissional?
O currículo é um documento imprescindível, físico ou digital, que serve para descrever o percurso profissional de uma pessoa. Com este ficheiro, poderá responder a uma oferta de emprego que encontre, ou elaborar uma candidatura espontânea para uma empresa demonstrando as suas valências.
Neste documento pode incluir diversas informações, tais como:
- Contactos pessoais;
- Experiência profissional;
- Habilitações académicas;
- Idiomas dominados;
- Características pessoais;
Entre outras.
O currículo profissional deve ser desenvolvido de forma cuidada uma vez que é o cartão de apresentação para determinado cargo e, muitas vezes, a sua primeira impressão.
Antes de iniciar a elaboração do seu currículo faça uma base de dados
Uma base de dados é uma coleção de informações relacionadas consigo, à volta dos temas sobre o que sabe, o que gosta de fazer, o que pretende fazer, os resultados que obteve, o que fez, como fez, onde já esteve, onde trabalhou, ou outras informações como voluntariado ou passatempos.
Resumidamente, é o inventário necessário para planear o seu currículo e definir aquilo que considera importante a empresa saber sobre si.
Para que serve o Currículo Profissional?
Pois bem, ao desenvolver a base de dados (é fundamental escrevê-la) descobrem-se duas coisas importantes com alguma facilidade:
- A primeira é que sabe fazer muitas coisas que dá "de borla” aos amigos, e com as quais pode ganhar algum dinheiro;
- A segunda é que sabe, e é, mais do que os limites das suas últimas ocupações privadas ou profissionais.
Com estes elementos já pode iniciar a elaboração do currículo, tendo em conta que a função primordial, e quase única, do currículo é abrir a porta.
Como as portas e as fechaduras não são iguais, a "chave” (currículo) deve ser o mais adaptada possível à porta que pretende abrir.
Obviamente que, por essa razão, deve evitar sempre copiar e enviar o mesmo currículo para diferentes entidades e cargos.
Se o seu currículo, seja qual for a forma de apresentação, proporcionar um contacto ou uma entrevista ele já cumpriu o seu objetivo.
Depois, na entrevista para uma oferta de emprego, trabalho temporário ou outsourcing, tente surpreender o entrevistador com a sua postura e características que não estavam inerentes no currículo.
Se o que lá está escrito for maior do que a sua presença, então o seu currículo pode estar exagerado e pouco modesto.
Lembre-se do que Procuram as Empresas nos Candidatos!
Quem o contrata pretende, com o seu trabalho, melhorar a performance da empresa ou do negócio. Por outras palavras: procura ganhar mais dinheiro.
Estes são alguns dos objetivos de quem procura um novo profissional:
- Vou contratar este candidato porque com ele eu organizo melhor as finanças = ganho dinheiro;
- Com este profissional mantenho a contabilidade em dia e, bem informado, tomo melhores decisões = ganho dinheiro;
- Ele sabe gerir uma equipa de vendas e vou vender mais = ganho dinheiro;
- A experiência em armazém deste candidato é importante para evitar perdas de tempo e erros no envio das mercadorias = ganho dinheiro;
- Mostrou ser um bom profissional ao volante, e cuidadoso como é, vai ajudar a manter a frota operacional = ganho dinheiro.
Tulio Machado